A Catedral de Notre Dame, um dos mais adorados monumentos góticos em Paris e na Europa, está envolto em chamas esta noite, quando um grande incêndio irrompeu no telhado da catedral. Conforme detalhado pelo The Guardian, acredita-se que o incêndio pode estar ligado a obras de restauração em andamento. Um vídeo abaixo mostra a icônica torre do prédio gótico de 850 anos em colapso, com o receio de que todo o interior de madeira da catedral esteja ameaçado. A agência Reuters também está relatando que todo o telhado da catedral entrou em colapso, enquanto as três janelas de rosas medievais da catedral teriam explodido no calor intenso. Em um lampejo de esperança, os bombeiros confirmaram que a estrutura principal foi "salva e preservada".
— Alexandre Fremont (@alex_fremont) April 15, 2019
O incêndio atingiu a torre norte dos dois campanários da catedral que, junto com a estrutura principal, são considerados seguros após os esforços dos serviços de emergência. A principal tarefa enfrentada pelos bombeiros é agora a recuperação de obras de arte preciosas no fundo da catedral, que remontam a centenas de anos.
O incêndio começou na noite de segunda-feira às 17h50, horário local, com as chamas explodindo no teto da catedral. Fumaça e cinzas foram relatadas em toda a cidade sobre uma grande área enquanto as chamas se moviam em direção aos dois campanários da catedral. O fogo já havia atingido a torre da catedral, uma construção do século XIX construída em uma estrutura de madeira e chumbo. O presidente francês Emmanuel Macron está participando da cena, tendo cancelado um discurso planejado para a nação. Atualmente, não há relatos de mortes ou feridos.
Como todos os meus conterrâneos, hoje estou triste por ver esta parte de nós queimando.
-Emmanuel Macron
Edifícios ao redor da ilha em que a catedral fica foram evacuados, enquanto milhares de pessoas se juntam na margem esquerda do rio Sena para assistir impotentes. Enquanto isso, tributos foram expressos em todo o mundo político, incluindo a primeira-ministra britânica Theresa May, o presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Junker, e a ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
A construção da catedral, que é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica na Europa, começou em 1163. A estrutura foi concluída em 1345, e agora abriga 13 milhões de pessoas a cada ano, uma média de mais de 30.000 por dia. A catedral está passando por reformas depois que rachaduras começaram a aparecer na estrutura de pedra, provocando temores de que a estrutura possa ser instável. Na semana passada, as estátuas de bronze foram removidas da catedral enquanto a obra estava em andamento.
7 centuries of history going down in flames #NotreDamepic.twitter.com/INPObISSKZ
— Martin Tairo (@mmtairo) April 15, 2019
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) 15 de abril de 2019